Associação Brasileira Terra dos Homens combate a violência e reestrutura famílias.

Logomarca Terra dos Homens

Vitória Lima (nome fictício), mãe de cinco filhos de quatro casamentos, hoje comemora cada desafio superado desde que passou a fazer parte do projeto da Associação Brasileira Terra dos Homens (www.terradoshomens.org.br), no centro do Rio de Janeiro. Não foi nada fácil deixar o tráfico de drogas, onde atuou por oito anos em favelas cariocas; largar os relacionamentos que tinha com homens do crime; nem superar a depressão, ao descobrir ser portadora do vírus HIV. Atualmente, ela é uma das colaboradoras da ONG, trabalha também como auxiliar de limpeza de um hospital e consegue dar mais atenção aos filhos que também freqüentam os projetos da Terra dos Homens.
Ela é moradora da comunidade Mangueirinha, zona fluminense de grande vulnerabilidade social, com cerca de 25 mil pessoas, localizada em Duque de Caxias. O trabalho da Associação Terra dos Homens nesta região é principalmente ajudar a retomar os vínculos familiares de crianças e adolescentes, investindo na valorização e no fortalecimento dos laços afetivos. Os profissionais atuam no local oferecendo acompanhamento psicológico, social e econômico.
“Trabalhamos em uma região onde metade das adolescentes já estão grávidas e toda família já teve alguém assassinado, devido ao predomínio da violência, vinda principalmente do tráfico”, conta a diretora executiva Cláudia Cabral.
Em 15 anos de atuação, a ONG já atendeu diretamente cerca de 12 mil crianças e adolescentes, com a reintegração para suas famílias e interrupção do ciclo de violência doméstica. Eles estavam separados ou em vias de se afastar de seus parentes, vivendo em abrigos ou nas ruas, usando drogas e sofrendo violências, inclusive sexual.
A experiência do trabalho direto com as famílias e a melhoria de condições de vida da comunidade para promover a garantir dos direitos da criança e do adolescente gerou uma metodologia hoje aplicada em outros locais do país.
A ONG trabalha fortalecendo a rede de proteção e defesa dos direitos infantojuvenis, com a capacitação de profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, como dirigentes de abrigos, psicólogos, assistentes sociais, educadores, conselheiros tutelares, pedagogos, entre outros. Além do Rio de Janeiro, os cursos e oficinas da Terra dos Homens já foram realizados em dez estados: (Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rondônia e São Paulo). “Trabalhamos também em parceria com o governo e empresas para a redução dos impactos das grandes obras no país, principalmente com a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, em locais como a usina de Santo Antônio, em Rondônia e Itaipu, em Foz do Iguaçu, entre outros”, afirma Claudia.
Os projetos da Associação Terra dos Homens contam com o apoio financeiro e técnico da Childhood Brasil desde julho deste ano.

Artigos relacionados