Associação Barraca da Amizade leva “ANA nas Escolas” de Fortaleza

Fotos Francisca Sampaio

Matéria produzida por Gabriel Sanli, participante do projeto Conexão Copa – desenvolvido pela Ciranda.

Preocupada com o aumento de 163% de casos de exploração sexual em Fortaleza (CE), entre os anos de 2010 e 2013, a Associação Barraca da Amizade elaborou o projeto “ANA Nas Escolas”. Apoiado pela Childhood Brasil, o projeto promove mobilizações e ações educativas de autoproteção com o objetivo de prevenir e reduzir os casos de violência sexual nas comunidades diretamente afetadas pelo Mundial de futebol.

O projeto é desenvolvido dentro de escolas envolvendo todas as pessoas, desde os alunos até os diretores. Em 2013, houve uma reunião com dirigentes e professores para apresentar e explicar o material de educação em autoproteção. Foi realizada uma formação com os educadores e uma equipe de outra entidade – a Associação Santos Dias – para replicar ação em outro território.

A partir de abril 2014, o projeto deu início aos encontros com alunos, disseminando a Campanha “ANA – Aliança Nacional de Adolescentes”. Durante a formação são distribuídos os guias “Conexão ANA”, um guia de autoproteção infanto-juvenil. O projeto vem obtendo boa aceitação nas escolas por parte dos diretores, professores e, principalmente, dos alunos. O próximo passo será a formação de adolescentes multiplicadores em cada unidade escolar.

Resultados

Desde o início do projeto, já foram realizados oito encontros com professores, sete formações com alunos e 576 pessoas mobilizadas/sensibilizadas de diferentes escolas municipais de Fortaleza.

Artigos relacionados