Ao querido mestre e amigo Antonio Carlos
O querido Professor Antonio Carlos, contribuiu com um sem número de organizações sociais (inclusive com a Childhood Brasil) e partiu deixando um inestimável legado pelos direitos humanos e pelo desenvolvimento do terceiro setor no Brasil, legado este que permanecerá reverberando, assim como sua lembrança em nossos corações.
Abaixo, mensagem emocionada do Educador, Psicólogo e Consultor José Carlos Bimbatte Junior. São palavras que retratam a saudade sentida por todos os que tiveram o privilégio de conviver com o Professor e que aqui compartilhamos como forma de respeitosa homenagem.
Ao querido mestre e amigo Antonio Carlos,
Hoje meu mestre amigo e companheiro, você deixa todas as crianças e adolescentes brasileiros mais tristes e bem menos protegidos. Você partiu, foi embora, o que dói é saber que não nos veremos mais… que não ouviremos sua fala mansa, tranquila, suas muitas histórias, seu sotaque mineiro, sua firmeza e crença na luta.
Perdemos todos, perdem as crianças e adolescentes todas, algumas gerações de educadores perderam a possibilidade de encontro de interlocução e de esperança, uma geração como a minha quando nos juntávamos para discutir e conceituar e pensar em práticas e lutas, você sempre nos estimulava quando fazíamos nossas análises de conjunturas e avaliávamos avanços e retrocessos nos direitos humanos e de crianças e adolescentes.
Sua luta é nossa luta e não será em vão! Estaremos por aqui, com seu legado disseminando sua obra, suas ideias e ideais de um mundo mais justo para todas crianças e adolescentes. Como uma vez ouvi uma de suas muitas histórias de você mesmo querido companheiro, quando assumiu a unidade feminina da antiga Febem-MG em Ouro Preto, que depois foi o insumo de suas inquietações, no Pedagogia da Presença dizia assumiu a unidade com sua querida Zezé:, dizia que tinha assumido aquele desafio com “… Makarenko na cabeça e Paulo Freire no coração…” . Queria eu companheiro, acreditar agora para meu consolo que foi ao encontro desses e tantos outros queridos mestres e companheiros que nos deixaram um enorme lastro de aprendizados!
Mas estou triste, muito triste, a ultima vez que estive com você foi numa homenagem, uma festa, homenagem a você e outros tantos companheiros que redigiram o ECA! O maior respeito e carinho que podemos demonstrar por você é continuar aqui e na sua luta que é nossa luta, não sossegarmos não tranquilizarmos enquanto todas as crianças e adolescentes tiverem de fato seus direitos efetivados e como você sempre nos ensinou a esperança com perseverança estarei eu aqui e outros tantos companheiros nossos, em respeito a sua memória e aos seus ensinamentos: ESTAREMOS NA LUTA!!!!!!!
Um abraço com muita saudades!
José Carlos Bimbatte Junior
Educador, Psicólogo e Consultor
São Paulo – SP