Abuso sexual infantil: Mitos X Realidades

Conheça as principais características do abuso sexual de crianças e adolescentes e saiba como prevenir essa violência

O que éo abuso sexual de crianças e adolescentes?

Aocontrário do que muitas pessoas pensam, o abuso sexual não se limita aoestupro. Outras formas de relações ou jogos sexuais envolvendo crianças eadolescentes, como o assédio, o exibicionismo, o voyeurismo, entre outras, sãoconsideradas abuso sexual. Geralmente,o agressor pode utilizar de ferramentas como a manipulação, sedução ou atéameaça física e verbal pra realizar o ato. Há vários tiposde abuso sexual contra crianças e adolescentes e muitos mitos envolvendoesse tipo de violência.

Conheçaalguns mitos e realidades sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

Por ser um tipo de violência muito pouco discutido nasociedade, criaram-se diversas crenças e mitos sobre o abuso sexual de criançase adolescentes. Para enfrentar essa grave de violação de direitos, é necessáriodesmistificar alguns conceitos equivocados e debater abertamente sobre oassunto. Por isso, trouxemos os principais mitos que giram entorno do abusosexual de crianças e adolescentes. Confira:

Sobre os agressores

MITO

Pessoasestranhas/desconhecidas representam maiorperigo às crianças e adolescentes.

REALIDADE

Pessoasestranhas/desconhecidas  são responsáveispor um pequeno percentual dos casos registrados. Na maioria das vezes, entre85% a 90% das situações, as crianças e os adolescentes são sexualmente abusadospor pessoas que já conhecem, como pai ou mãe, parentes, vizinhos, amigos dafamília, colegas de escola, babá, professor(a) ou médico(a).

MITO

O autordo abuso sexual é um psicopata, um tarado que todos reconhecem na rua, umdepravado sexual, homem maisvelho e alcoólatra, homossexual ou pessoa com deficiência mental.

REALIDADE

Os crimes sexuais são praticados em todosos níveis, socioeconômicos, religiosos e étnicos. Na maioria das vezes, sãopessoas aparentemente normais e queridas pelas crianças e pelos adolescentes. Amaioria dos agressores é heterossexual e mantém relações sexuais consentidas comadultos.

MITO

O agress​or tem características próprias que oidentificam.

REALIDADE

Quando falamos de aparência física, oagressor pode ser qualquer pessoa.

Sobre ocomportamento de crianças e adolescentes

MITO

A criança mente e inventa que é abusadasexualmente.

REALIDADE

Raramente a criança mente. Apenas 6% doscasos são fictícios e, nessas situações, trata-se, em geral, de criançasmaiores, que objetivam alguma vantagem.

MITO

Se uma criança ou adolescente “consente” éporque deve ter gostado. Só quando ela disser “não” é que pode ser consideradoabuso sexual.

REALIDADE

O autor da agressão sexual tem inteiraresponsabilidade pela violência sexual, qualquer que seja a forma por elaassumida.

Sobrecaracterísticas gerais do abuso sexual de crianças e adolescentes

MITO

O abuso sexual acontece, na maioria dos casos, longeda casa da criança ou do adolescente.

REALIDADE

O abuso sexual ocorre, com frequência,dentro ou perto da casa da criança ou do agressor. Este, normalmente, procuralocais em que a criança/adolescente estará completamente vulnerável. O maioríndice das ocorrências tem sido no período diurno.

MITO

É fácil identificar o abuso sexual em razão dasevidências físicas encontradas.

REALIDADE

Em apenas 30% dos casos há evidênciasfísicas. As autoridades devem estar treinadas para as diversas técnicas deidentificação de abuso sexual em crianças e adolescentes.

MITO

O abuso sexual está associado a lesõescorporais.

REALIDADE

A violência física contra crianças eadolescentes abusados sexualmente não é o mais comum, mas sim o uso de ameaçase/ou a conquista da confiança e do afeto da vítima. Mesmo o ato sexual em si,muitas vezes, não deixa lesões corporais. As crianças e os adolescentes são, emgeral, prejudicados pelas consequências psicológicas do abuso sexual.

MITO

As vítimas do abuso sexual são de famílias denível socioeconômico baixo.

REALIDADE

Níveis de renda familiar e de educação nãosão indicadores do abuso sexual. Famílias das classes média e alta podem tercondições melhores para encobrir o abuso sexual e manter o caso abafado. Asvítimas e os autores do abuso sexual são, muitas vezes, do mesmo grupo étnico enível socioeconômico.

MITO

A maioria dos casos é denunciada.

REALIDADE

Estima-se que poucos casos sãodenunciados. Quando há envolvimento de familiares, existem poucasprobabilidades de que a vítima faça a denúncia, seja por motivos afetivos, sejapor medo do abusador; de perder os pais; de ser expulso e de que outros membrosda família não acreditem em sua história.

Como preveniro abuso sexual de crianças e adolescentes

O abuso sexual é extremamente frequente e demanda a atençãode todos os setores da sociedade. É fundamental que famílias e profissionaisda rede de proteção da criança e do adolescente (professores, médicos,psicólogos, assistentes sociais, autoridades policiais, sistema judiciário) discutamsobre esse tema, saibam identificaros sinais de abuso sexual de crianças e adolescentes e como denunciarqualquer situação de violência.

Há maneiras práticas e simples de proteger crianças eadolescentes contra possíveis situações de abuso sexual. Ensinarconceitos de autoproteção, intimidade, consentimento e a diferençaentre toques agradáveis e toques invasivos, por exemplo, é muito importantepara começarmos, como sociedade, a enfrentar essa grave violação de direitos.

Artigos relacionados