Abuso Sexual de crianças e adolescentes é tema de Debate na TV Cultura

Tema encarado ainda como um tabu pela sociedade, o abuso sexual de crianças e adolescentes foi a pauta do JC Debate, programa da TV Cultura, quarta-feira (18), no Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. Ao lado da ginecologista e obstetra Albertina Duarte, o diretor executivo da Childhood Brasil, Rodrigo Santini, falou sobre a situação das crianças e adolescentes do país.

O problema, que atinge diversas classes sociais, corresponde a 20% das denúncias que infringem os direitos das crianças e adolescentes, segundo o Disque Denúncia. Por isso, os entrevistados ressaltaram a importância da educação sexual, a não naturalização de situações de exploração de crianças e adolescentes e o rompimento do silêncio sobre situações de abuso sexual como uma forma de enfrentar a situação.

A diferença de gêneros também foi abordada na conversa. O número de denúncia de casos que envolvem  meninas é maior do que o de meninos, mas isso não significa menos casos. Pode, na realidade, significar uma dificuldade ainda maior dos meninos e suas famílias falarem sobre o tema, por uma questão de preconceito e tabu. . Além disso, a maioria dos casos envolvem agressores que são pessoas muito próximas da família.

Por fim, chegou-se a conclusão de que não só responsabilidade da família, setores da saúde, educação, a sociedade civil como um todo deve também estar preparada para olhar com cuidado para a questão. Afinal, a proteção da infância é um papel de todos.

Confira abaixo como foi o debate na íntegra:

Artigos relacionados