A visão dos caminhoneiros sobre o Programa Na Mão Certa| Entrevista Globo Estrada Na Mão Certa

No dia 23 de novembro, o apresentador Pedro Trucão bateu um papo com o motorista da Videira Transportes, Valdir Bernardino, sobre como o Programa Na Mão Certa mudou a visão dos caminhoneiros em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes, nesses últimos 10 anos de programa. A entrevista foi ao ar no quadro semanal Globo Estrada Na Mão Certa da Rádio Globo, em parceria com a Childhood Brasil.

Um dos pontos discutidos na conversa foi a opinião desses trabalhadores sobre a proteção de jovens em situação vulnerável em estradas brasileiras, já que, antes do programa, não tinham conhecimento da gravidade do problema. Há 26 anos na estrada, Valdir conta que conheceu o programa há quatro anos, aproximadamente, e acredita que a conscientização dos motoristas mudou para melhor devido ao trabalho realizado pela Childhood Brasil junto às empresas.

“Apesar da dura realidade das estradas, reconheço as mudanças feitas pelos programas sociais da Childhood Brasil durante esses anos. Aprendemos a ser conscientes, a clarificar o assunto para os outros e a multiplicar informações. Assim, conseguiremos, quem sabe, eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”, completou o estradeiro.

Com a vida dividida entre sua casa e a estrada, Valdir trabalha no treinamento da empresa e possui um trabalho delicado, já que transporta cargas perigosas por lugares como Mato Grosso, Minas Gerais e Uberaba, levando cálcio e ácido sulfúrico. De acordo com o caminhoneiro, ao se submeter a tal função, é essencial manter-se alerta para o que acontece ao seu redor.

Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil que visa mobilizar governos, empresas e sociedade civil em torno do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras através do trabalho com motoristas de caminhão para que se tornem agentes de proteção da infância e adolescência nas estradas.

Ouça o programa completo aqui.

Artigos relacionados