8 séries e filmes que trazem o tema da violência sexual infantil
Confira algumas obras do cinema, plataformas de streaming ou televisão que abordam a temática do abuso e exploração sexual
O audiovisual tem um papel importante em levantar discussões na sociedade e gerar conscientização sobre temas atuais. Filmes e séries, por exemplo, podem estimular de forma eficaz, a visibilidade de temas que muitas vezes são vistos como tabu e, portanto, não reconhecidos.
8 SÉRIES E FILMES ATUAIS SOBRE O TEMA
Para entender um pouco mais sobre o tema, sob diferentes olhares, separamos oito produções atuais que abordam o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes – suas raízes socioeconômicas e culturais e as consequências que as vítimas dessa violência carregam. Confira:
GRAÇAS A DEUS
Lançado em 2019,o filme francês dirigido por François Ozon retrata a revelação de um segredo guardado há muito tempo: já adulto, o protagonista Alexandre escreve uma carta à Igreja Católica revelando que quando era criança, foi abusado sexualmente pelo padre Preynat – que ainda atua junto às crianças. Depois que Alexandre publica a carta, muitas outras denúncias de abuso sexual vêm à tona. Assista ao trailer aqui.
INACREDITÁVEL
A realidade de meninas e mulheres vítimas de abuso sexual que são desacreditadas pela sociedade é o principal tema dessasérie recém-lançada da Netflix. O drama policial – baseado em um caso real – Inacreditável traz, em 8 episódios, a história de uma jovem de 18 anos que contou à polícia ter sido estuprada e depois voltou atrás em sua versão. A série traz muito forte a questão da revitimização que acontece quando as vítimas têm que repetir a sua história incontáveis vezes. A verdade só veio à tona quando o caso passou a ser liderado por duas detetives mulheres. Assista ao trailer aqui.
CONFIAR
Lançado em 2011 no Brasil, o filme Confiar traz a história de Annie, uma menina que vive a fase da adolescência cheia de curiosidades e desejo de ser aceita. Quando Annie ganha um computador de seus pais, ela inicia um relacionamento com um rapaz da sua idade que conheceu em um chat online. Sem que seus pais saibam, a relação avança, até que Annie aceita o convite para um encontro. A partir daí, a narrativa que se desenrola retrata a história de muitas adolescentes. Assista ao trailer aqui.
THE TALE
O filme The Tale representa a história real de Jennifer Fox, uma documentarista americana cuja vida é abalada quando sua mãe descobre uma situação que ocorreu em seu passado. Aos 13 anos, Jennifer descreveu, em um trabalho para a escola, o relacionamento que tinha com dois treinadores adultos de um acampamento. Ao ler a história, ela é obrigada a revisitar um passado traumático e reconciliar suas lembranças com o que de fato aconteceu com ela. Assista ao trailer (em inglês) aqui.
SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS
Vencedor de 2 estatuetas do Oscar em 2016 – melhor filme e melhor roteiro original -, o filme Spotlight conta a história de grupo de jornalistas que investiga o abuso sexual de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Baseada em fatos reais, a narrativa traz depoimentos de vítimas e um extenso levantamento de informações sobre o caso. Assista ao trailer aqui.
SONHOS ROUBADOS
A exploração sexual de adolescentes moradoras de uma comunidade carente do Rio de Janeiro é o tema central desse filme brasileiro lançado em 2010. A trama acompanha o cotidiano de três garotas da comunidade que acabam sendo vítimas da exploração sexual como maneira de complementar o orçamento doméstico e/ou alcançar seus sonhos de consumo. Assista ao trailer aqui.
MUNDO SEM PORTEIRA
Lançado em 2019 pela Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, o documentário “Mundo sem Porteira” traz um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. Dirigido pela cineasta Gisela Arantes, o filme, que contou com a assessoria técnica da Childhood Brasil, fala sobre os caminhos percorridos nos últimos 20 anos para o enfrentamento do problema e aponta as perspectivas de futuro para uma sociedade mais inclusiva e justa. Assista ao filme aqui.