Workshop capacita jovens que desenvolverão projetos durante a Copa
João Felipe Scarpelini, consultor das Organização das Nações Unidas, foi um dos palestrantes. O jovem de 26 anos é conhecido por sua militância em diversas causas, campanhas e movimentos, que teve início há mais de dez anos, quando João ainda era adolescente. Com base nessa experiência, ele falou sobre a importância do engajamento dos jovens na transformação social, desde o envolvimento a ações práticas de mobilização até a tomada de decisões sobre desenvolvimento.
Ao final do ciclo da capacitação, Tatiana Akabane, consultora da Childhood Brasil que coordena o Projeto Copa, destacou a importância do workshop para fortalecer o potencial dos projetos e também como oportunidade para os jovens se conhecerem e interagirem, formando uma rede de contatos que os acompanhará durante a realização das propostas.
“Para nós, é uma honra contar com o olhar inventivo e criativo desses jovens para atentarmos à necessidade de atuarmos em conjunto na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto da Copa do Mundo, que está logo aí”, ressaltou Tatiana.
Conheça as propostas dos projetos selecionados:
Associação Barraca da Amizade/ Projeto ANA nas Escolas – Fortaleza, CE
Desenvolver a campanha ANA (Associação Nacional de Adolescentes) na rede municipal de educação, estimulando a autoproteção de crianças e adolescentes alunos do ensino fundamental.
CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular)/ Projeto Soldado Anônimo – Rio de Janeiro, RJ
Informar quem passa por locais próximos aos estádios da Copa do Mundo sobre a causa, por meio de uma ação de intervenção urbana desenvolvida com o personagem ‘Soldado Anônimo’.
Cedeca Pé na Taba/ Projeto Mobilizando e Agindo pela Proteção de Crianças e Adolescentes na Copa 2014 – Manaus, AM
Realização de workshops e ações de sensibilização de jovens para atuarem como multiplicadores da causa.
Cipó – Comunicação Interativa/ Projeto Na Linha do Gol – Salvador, BA
Mapa interativo com informações sobre prevenção e sobre a rede de proteção local. A proposta é disponibilizar este mapa fisicamente e também disseminá-lo em outros meios.
Circo de Todo Mundo/ Projeto Circo de Todo Mundo por uma Copa de Todo Mundo – Belo Horizonte, MG
Formação de jovens multiplicadores por meio de ações educativas e oficinas artísticas que serão desenvolvidas em escolas públicas e outros espaços da cidade.
Ciranda/ Projeto Conexão Copa – Curitiba, PR
A proposta contempla diversas ações de mobilização, como oficinas itinerantes em escolas públicas, produção de conteúdo online sobre o tema e inserções na mídia local.
CNRVV/ Projeto Piar em ninho virtual – São Paulo, SP
Propõe uma sensibilização dos jovens moradores do bairro de Parelheiros, no extremo sul da cidade, para que desenvolvam ações de prevenção, tornando-se multiplicadores virtuais, usando ferramentas online.
GAMI (Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN)/ Projeto Virando o Jogo – Natal, RN
O objetivo é capacitar um grupo de jovens multiplicadores e ampliar a atuação para os principais órgãos da rede de proteção, além de desenvolver material informativo.
Instituto Papai/ Projeto Homens Jovens Mobilizadores – Olinda, PE
Capacitação de jovens do sexo masculino para atuarem como multiplicadores e desenvolvimento de uma campanha voltada para os homens explicando a importância de se proteger a infância.