Proteção
em Rede

O Programa Proteção em Rede contribui para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, fazendo parcerias e formando profissionais para atuar, de forma integrada e eficaz, no enfrentamento da violência sexual.

O programa também busca integrar, aprimorar e desenvolver novos procedimentos e metodologias no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.

Uma grande conquista desse programa é o projeto Depoimento Especial, que visa promover uma escuta protegida no sistema judiciário brasileiro, em locais adequados e com profissionais qualificados, para crianças e adolescentes que sofreram ou testemunharam violência sexual. Saiba mais sobre o Depoimento Especial aqui.

Outra realização do programa foi o projeto Proteção em Rede no Extremo Sul da Bahia, realizado em parceria com as empresas Stora Enso, Veracel, Instituto Tribos Jovens e órgãos públicos. A iniciativa levou metodologias para a prevenção e mitigação do problema e articulou a efetivação de políticas públicas nas cidades da região, que registram indicadores graves de violência sexual contra crianças e adolescentes. A Childhood segue ampliando sua rede de proteção, envolvendo governos municipais, estaduais e federais, além de levar metodologias e iniciativas de defesa de direitos para todo o país.