Brincadeiras e atividades para animar a quarentena das crianças

Ter organização e criatividade é fundamental para poder cuidar das crianças durante o isolamento social

A dinâmica familiar mudou bastante desde o início da quarentena, estipulada como forma de combater o avanço do novo coronavírus. Com o fechamento das escolas, muitas crianças passaram a ficar o tempo todo em casa, um grande desafio para os pais e responsáveis que precisam dedicar ao cuidado das crianças e, ao mesmo tempo, manter as atividades de trabalho.  Para isso, é preciso organização e, acima de tudo, criatividade para manter os pequenos entretidos.

Antes de mais nada, é importante estabelecer uma rotina de atividades e afazeres domésticos adequados a cada faixa etária. Ter horário certo para acordar, fazer as atividades escolares e para as refeições é importante para o desenvolvimento das crianças. E se mesmo assim sobrar tempo e energia, existem diversos guias de brincadeiras e atividades que podem ser feitas com as crianças nesse período de isolamento. Confira alguns materiais:

Manual Brincarte
O Manual Brincarte é um material disponibilizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para ajudar os pais a lidarem com as crianças nesse período. Ele explica brevemente o que é coronavírus e como se proteger, além de trazer recursos como uma agenda para o planejamento de atividades e dicas de brincadeiras para o período do isolamento. Acesse aqui.

Atividades para os familiares realizarem com os filhos em casa
Um guia desenvolvido pelas professoras Dra. Ana Luiza Allegretti, da University of Texas San Antonio  e Dra. Mirela de Oliveira Figueiredo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que abordam os diferentes estágios de desenvolvimento das crianças em cada faixa etária e sugerem brincadeiras adequadas a cada uma delas. Acesse o material aqui.

Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras
Este material, desenvolvido pela Plan International, também agrupa crianças de faixas etárias semelhantes, destacando as fases do seu desenvolvimento cognitivo e trazendo brincadeiras que as estimulem. Além das brincadeiras, traz diversos tutoriais de como fazer brinquedos com materiais facilmente encontrados em casa. Clique aqui para acessar.

Brincar junto! Guia de brincadeiras para crianças e adultos
A Fundação Abrinq está convidando todos a soltarem a imaginação com este guia, traz o passo a passo e moldes para diversas brincadeiras que vão agradar as crianças das mais variadas idades. Acesse aqui. 

Artigos relacionados